Dólar
R$ 5.20 Subiu
Euro
5.900 Subiu
Brasília
24°C 25°C 16°C

Explore Mais

Colunas exclusivas e conteúdos especiais

Globo na Copa do Mundo
André Risek ao vivo do estúdio da Globo em Nova York, criticou o presidente Lula por ter brincado sobre Neymar. Foto: Reprodução Instagram
ESPORTES

Esporte da Globo veta piada de Lula sobre Neymar

Rizek critica presidente e Juninho Pernambucano rebate

A Rede Globo não perdeu tempo. Em plena Copa do Mundo, quando a atenção do país está voltada para a Seleção Brasileira e a audiência da emissora atinge o pico do ano, a editoria de Esportes foi usada para alfinetar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O episódio expõe a estratégia da grande mídia e serve como um ensaio do que virá nas eleições de outubro.

O estopim foi uma brincadeira de Lula sobre o atacante Neymar. Durante um evento em Belo Horizonte, na sexta-feira (19), o presidente conversava com uma criança sobre futebol e comentou que o jogador “não está nem jogando”, chamando-o de “primeiro jogador home office do mundo”. A piada leve, em tom de conversa informal, foi suficiente para acionar o dispositivo de alerta da grande imprensa.

O apresentador André Rizek, do SporTV, canal do Grupo Globo, usou o programa para criticar o presidente. Rizek afirmou que o problema não era a piada em si, mas o fato de Lula ser presidente da República e que qualquer fala jocosa sobre Neymar ganharia conotação política porque o jogador apoia opositores.

A resposta certeira

O ex-jogador Juninho Pernambucano, ídolo do futebol brasileiro, não deixou passar batido. Nas redes sociais, ele ironizou a cobrança.

“Uma brincadeira com uma criança, imagina se o presidente Lula tivesse imitado alguém com falta de ar né”, escreveu, em referência direta ao episódio em que Jair Bolsonaro imitou uma pessoa com falta de ar durante a pandemia, sem qualquer repercussão similar da imprensa esportiva.

Juninho foi além. Criticou o fato de a crítica vir de alguém no “topo da pirâmide” e disse que “cagar regra é bom demais” para quem ocupa essa posição. Mas o alerta mais contundente foi sobre o futuro. “Após a Copa o jogo será brutal contra o presidente Lula”, escreveu o ex-jogador.

A declaração de Juninho acende o sinal de alerta. Se a Globo já está usando a Copa do Mundo para politizar o esporte contra Lula, o período eleitoral que se aproxima promete ser ainda mais hostil. A grande mídia não vai poupar a máquina de comunicação para tentar desgastar o campo popular. O recado está dado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Final da página
WhatsApp

Frente LIVRE

Normalmente responde dentro de uma hora
Frente LIVRE

Olá 👋

Fale com o ciberporto da esquerda popular ✊💡

20:57