Dólar
R$ 5.20 Subiu
Euro
5.900 Subiu
Brasília
24°C 25°C 16°C

Explore Mais

Colunas exclusivas e conteúdos especiais

Messi melhor jogador da história
Ilustração: FLIA
ESPORTES

Messi é o melhor jogador de futebol da história

Aqui vai o argumento que encerra a polêmica

Depois que o hermanito meteu três na estreia da Argentina nessa Copa, Ronaldo disse que Messi é o maior jogador da história do futebol. Juca Kfouri arretou-se. O Fenômeno exagerou, escreveu. Eu vou meter o bedelho nessa história: com todo o respeito e simpatia ideológica pelo Juca, Ronaldo tá certo. Provavelmente, Messi é o melhor jogador da história do futebol.

Me dói dizer isso como brasileiro. Messi é melhor que Garrincha? Que Rivelino? Que Zico, Sócrates, Didi, Ronaldinho Gaúcho, Romário, o próprio Ronaldo? É melhor que Maradona?!?!?! Que Di Stéfano, Cristiano Ronaldo, Cruiff?

Certamente, Messi jogou no mais alto nível por muito mais tempo do que todos esses caras. Não tem a mesma plasticidade que vários deles. Sequer a mesma magia que alguns deles.

Mas foi muito mais visto do que todos eles. Seja por motivo atlético – o Gaúcho, por exemplo, somando tudo, deve ter jogado no modo “plenamente encantado” por uns cinco anos. Seja por motivo midiático – tirando Cristiano Ronaldo, todos os demais são craques do tempo analógico.

Considere, por favor, que a internet antes da conexão 5G era quase a mesma coisa que um jornal impresso…

Então Messi tem muito mais futebol do que todos os seus contemporâneos, o que o faz se destacar imensamente, e é muitíssimo mais assistido do que seus antecessores.

Me incomoda um pouco o fato de ele gostar de jogar olhando pra bola, com a cabeça baixa. E que, fora isso, cultive um estilo que mantém a redonda perto demais do próprio pé. Isso tira a beleza espacial do jogo. Mas é só uma opinião que não reduz o brilho de todo o resto.

Some-se a isso o fato de que a comunicação no esporte é um caso a parte. Hoje, o sujeito assiste o jogo na TV com o celular na mão e olha mais pra cá do que pra lá.

Significa que, pra manter a audiência interessada, o narrador precisa exagerar no já histriônico escândalo das transmissões. Então Messi marca, o cara explode: — Gênio!!! O comentarista complementa: — Inigualável!! O ex-jogador que dá uns pitacos de vez em quando, ecoa: — Que eu tenha visto jogar, é o melhor de todos os tempos…

Tempos de internet, meu rei…

Se você leu esse texto até aqui, eu posso até ouvir seus pensamentos: — Mas e Pelé?

Pelé, aliás, é o motivo da bronca de Juca no Nazário.

Aí, meu amigo, em verdade eu vos digo: — Pelé nunca, jamais, poderá entrar nessa discussão. Afinal, ele não foi um jogador de futebol. Pelé usava o campo, a bola e os adversários para outra coisa; para arte, para poesia. Se querem compará-lo com algum argentino, que seja com Gardel.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Final da página
WhatsApp

Frente LIVRE

Normalmente responde dentro de uma hora
Frente LIVRE

Olá 👋

Fale com o ciberporto da esquerda popular ✊💡

20:57